Ensino Bilíngue

Qual a importância do ensino bilíngue no projeto pedagógico da escola?

Ter competência em outra língua que não a materna favorece a integração ao mundo sem fronteiras, além de desenvolver habilidades, como o senso crítico, a atenção, a memória, o raciocínio lógico e a imaginação.

Como isso acontece?

No Centro Educacional Miraflores o aluno cresce em um ambiente bilíngue do Berçário ao 5º Ano. Desenhos animados, séries de TV, games e vídeos na internet fascinam as crianças e desde muito cedo elas já sabem o significado de termos em inglês. Ao aprender as primeiras palavras, conseguem dar nomes, cumprimentar e formar frases simples.

Depois, em um ambiente de imersão que vai além da sala de aula, os alunos adquirem proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. O inglês também é utilizado como ferramenta para construção de outros conhecimentos. Os alunos são desafiados a usar o idioma a todo momento, por exemplo, na troca de informações, na expressão de pensamentos e sensações, na descrição ou comentário de fatos que aconteceram durante seu dia, em solicitações e conversas.

  •  Visitas educativas a museus, centros históricos e culturais

  • Ferramentas de inovação tecnológica

  • Imersão cultural

  • Atividades que integram as diversas áreas do conhecimento: Filosofia, Matemática, Comunicação, Ciências, Arte e Tecnologia

  • Atividades lúdicas

  • Programação e robótica

As práticas pedagógicas do Miraflores estão pautadas na Teoria da Aquisição da Segunda Língua, de Krashen, na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner e no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

A criança pode se confundir?

Por mais que os adultos se preocupem, na cabeça da criança lidar com duas línguas não é tão complicado quanto parece porque ela entende que um mesmo objeto ou conceito pode ser chamado de formas distintas.  Ao aprender uma segunda língua, a criança fortalece suas estruturas linguísticas e aumenta seu desenvolvimento cognitivo, além de ampliar culturalmente seus horizontes.

Os pequenos se apropriam da segunda língua da mesma forma que aprenderam a língua materna. Primeiro ouvem, familiarizam-se, compreendem, fazem associações e elaboram sentenças até chegarem à fase em que são capazes de se expressar com um vocabulário mais amplo, usando estruturas formais.

Deu certo!

Através de metodologia própria de ensino, o Miraflores foi reconhecido oficialmente pela Secretaria Municipal de Educação como a primeira escola genuinamente brasileira e bilíngue.

Certificação internacional

Aprender uma segunda língua é uma experiência para a vida toda e validar esse conhecimento é fundamental. Por isso, o Miraflores oferece aos seus alunos a oportunidade de certificar seus conhecimentos na língua inglesa participando do Exame de Cambridge, um dos mais prestigiados centros de estudos do mundo.