Tecnologia

Nos dias de hoje as crianças usam cada vez mais cedo as tecnologias disponíveis. As mãozinhas miúdas acabam tendo mais facilidade do que os adultos para mexer em smatphones e tablets, por exemplo.  Tendo em vista este interesse, os alunos do Miraflores são estimulados desde cedo a fazer uso desses recursos de maneira correta e saudável pelos professores.

O trabalho com tecnologia faz parte do planejamento de todas as disciplinas. Um dos diferenciais do Miraflores é que a própria instituição capacita continuamente o seu corpo docente para que utilize essas ferramentas. Parceria com grandes empresas de tecnologia como o Google e a Microsoft (com as plataformas Google Education e Microsoft Education), Guten, Geek, Smartlab, Lego, Nave à vela, Árvore de Livro e Mind Lab também estão na escola para ajudar nesse processo.

Isso já começa no Berçário, com estímulos que vão aumentando gradativamente com a idade. No berçário, as crianças utilizam tablets e aplicativos e, posteriormente, nos outros níveis , diversos recursos são inseridos no currículo, como softwares educativos e gráficos, de leitura, escrita, edição, raciocínio, gravação, Internet, linguagem de programação, lego educacional, ambientes virtual de aprendizagem, etc. Quadros interativos, e-readers, tablets , Chrome books e outros recursos podem ser utilizados em diversos espaços da escola, inclusive o maker.  Já o trabalho com robótica se inicia no Maternal.

As crianças também aprendem que no mundo digital algumas regras precisam ser respeitadas. São trabalhadas noções de proteção, respeito, de convivência e o que pode ou não ser acessado. Os pais ou responsáveis também são incentivados a participar, já que muitas atividades também são realizadas em casa, junto da família.

A questão ambiental e social também não é esquecida. Campanhas como a de reciclagem do lixo eletrônico mostram para os alunos o que eles devem fazer quando esses materiais se tornam obsoletos. Eles são estimulados a descartar no local correto ou levá-los para a escola para serem doados a uma cooperativa de reciclagem.

 

 

Tecnologia à vontade

  • Salas de aula equipadas com quadros inteligentes.
  • Robótica educacional.
  • Diversidade de softwares educativos integrados às diversas atividades de sala de aula.
  • Acesso a computadores, tablets e Kindles.
  • Midiateca completa, incluindo games educativos e livros digitais.
  • Educadores conectados e com domínio digital.