Dia Mundial sem Carros

Alunos celebram a data com atividades de conscientização

O dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carros, foi celebrado pelos alunos das unidades Barra e Laranjeiras com atividades variadas. O objetivo foi incentivar a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e promover formas alternativas de locomoção pela cidade.

A Educação Infantil confeccionou placas de trânsito e jingles para chamar a atenção dos pedestres. As turmas do Maternal e da Pré-Escola fizeram um percurso dentro da escola, todo sinalizado como se fosse uma rua de verdade, com suas bicicletas e patinetes. Depois, participaram de uma passeata pelo entorno do Miraflores.  “Foi tudo ótimo, os alunos ficaram extremamente felizes com a experiência”, conta Cristiane Bloise, coordenadora pedagógica, do Berçário à Pré-Escola I.

Os alunos do Ensino Fundamental também tiveram uma programação especial. Além de assistir a vídeos e realizar leituras, eles entrevistaram os motoristas dos ônibus do Miraflores – Ronaldo, Eronaldo, Nelson e Stenio – e descobriram que para dirigir os ônibus da escola é preciso fazer cursos periódicos sobre trânsito. Outra exigência é que o veículo seja legalizado, com documentos e impostos em dia. Os pedestres, assim como os demais motoristas, também têm obrigações, como respeitar as leis e placas de trânsito.

“Os motoristas do Miraflores passaram uma mensagem para os alunos de que, sempre que possível, conversem com seus familiares sobre a importância de se respeitar as leis do trânsito. Também lembraram dos riscos do uso de celular ao volante e da importância do uso de cinto de segurança”, diz Jane Lima, coordenadora pedagógica da unidade Barra. Por último, os profissionais sugeriram que, se não for possível se deslocar a pé ou de bicicleta, as pessoas usem o transporte coletivo para que o trânsito flua sem engarrafamentos.