Educação tecnológica se aprende de berço

Nos dias de hoje as crianças usam cada vez mais cedo as tecnologias disponíveis. As mãozinhas miúdas acabam tendo mais facilidade do que os adultos para mexer em smatphones e tablets, por exemplo.  Tendo em vista este interesse, os alunos do Miraflores são estimulados desde cedo a fazer uso desses recursos de maneira correta e saudável pelos professores.

O trabalho com tecnologia faz parte do planejamento de todas as disciplinas. Um dos diferenciais do Miraflores é que a própria instituição capacita continuamente o seu corpo docente para que utilize essas ferramentas. Parceria com grandes empresas de tecnologia como o Google e a Microsoft (com as plataformas Google Education e Microsoft Education), Guten, Geek, Smartlab, Lego, Nave à vela, Árvore de Livro e Mind Lab também estão na escola para ajudar nesse processo.

Isso já começa no Berçário, com estímulos que vão aumentando gradativamente com a idade. No berçário, as crianças utilizam tablets e aplicativos e, posteriormente, nos outros níveis, , diversos recursos são inseridos no currículo, como softwares educativos e gráficos, de leitura, escrita, edição, raciocínio, gravação, Internet, linguagem de programação, lego educacional, ambientes virtual de aprendizagem, etc. Quadros interativos, e-readers, tablets , Chrome books e outros recursos podem ser utilizados em diversos espaços da escola, inclusive o maker.  Já o trabalho com robótica se inicia no Maternal.

As crianças também aprendem que no mundo digital algumas regras precisam ser respeitadas. São trabalhadas noções de proteção, respeito, de convivência e o que pode ou não ser acessado. Os pais ou responsáveis também são incentivados a participar, já que muitas atividades também são realizadas em casa, junto da família.

A questão ambiental e social também não é esquecida. Campanhas como a de reciclagem do lixo eletrônico mostram para os alunos o que eles devem fazer quando esses materiais se tornam obsoletos. Eles são estimulados a descartar no local correto ou levá-los para a escola para serem doados a uma cooperativa de reciclagem.