Nutrição escolar

O Miraflores tem uma Nutricionista Escolar. Você sabe o que isso significa?

Significa que a escola investe em uma profissional que se responsabiliza por cuidar da alimentação dos alunos, considerando todos os aspectos específicos para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças. O setor de Nutrição tem a função de elaborar cardápios de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária, acompanhar a aceitação alimentar dos alunos, com especial atenção aos novos e em adaptação, acompanhar a evolução de crianças quanto ao peso, esclarecer dúvidas dos responsáveis e avaliar o controle higiênico-sanitário da empresa fornecedora de alimentação.

No Miraflores, a alimentação saudável é seguida na preparação dos cardápios, nas atividades nutricional-pedagógicas e nos lanches vendidos na cantina, que oferece frutas in natura, sucos, sanduíches integrais e salgados integrais e assados. A escola desenvolve várias iniciativas para garantir a introdução de hábitos saudáveis desde a infância, como o projeto Terça e Quinta Fruta, que valoriza o consumo das frutas da estação associadas a cereais integrais, sucos de fruta e iogurte. Outras estratégias consistem na oferta de cardápios temáticos associados a eventos pedagógicos, atividades nutricionais envolvendo preparo e experimentação de alimentos na Educação Infantil e palestras e atividades práticas no Ensino Fundamental.

Uma das atividades realizadas com as turmas do 1º ao 5º Ano foi a avaliação do rótulo das principais bebidas consumidas pelos alunos e a pesagem de alimentos para determinar a quantidade de açúcar destes produtos. O objetivo foi despertar nos alunos o senso crítico sobre o consumo em excesso de alimentos ricos em açúcar, alertando a respeito das consequências para a saúde.