Skip to content Skip to footer
Viagens que Expandem Horizontes

Passaporte Para o Futuro:

A proposta pedagógica "Educar Para o Pensar" do Miraflores transcende a sala de aula, levando o conhecimento aos alunos através do projeto Passaporte Para o Futuro. Esta iniciativa visa preparar as crianças para a autonomia, confiança e interação com o mundo.

O Passaporte Para o Futuro oferece viagens e experiências acumulativas, desafios solucionados pelos alunos sob supervisão, praticando o inglês e registrados em um "passaporte". A jornada culmina com uma viagem de 14 dias aos EUA para alunos do 5º Ano.

Cada fase do projeto promove desenvolvimento integral, convivência, cooperação, empatia e mais, essenciais para um "eu" seguro e feliz no mundo de hoje.

Embarque nessa viagem explorando cada etapa do Passaporte Para o Futuro!

Conhecer de perto o que aprendem nos livros

O primeiro carimbo no Passaporte vem por meio da visita ao Zoológico para que as crianças reconheçam os animais que trabalharam ludicamente na escola e comparem seus comportamentos. Essa experiência marca o início do amadurecimento emocional, quando eles saem de ônibus com os amigos para uma “aventura” fora da escola, na qual são trabalhadas as inteligências inter e intraemocionais.

Como nessa fase o trabalho pedagógico tem ênfase no conhecimento naturalista, ao apresentarmos os animais ao vivo às crianças, elas percebem melhor as características de cada um e reconhecem aqueles que habitam as selvas, florestas e fazendas, aprendendo a chamá-los por seus nomes em inglês. Durante a visita acontecem ainda diversas atividades, como música e teatrinho de fantoches, com o encerramento da experiência em um divertido piquenique no próprio Jardim Zoológico.

A vivência do Passaporte Para o Futuro – Eu Descubro / I Discover, além de promover o exercício da autonomia e socialização desde cedo, continua em sala com a produção de cartazes e jogos da memória sobre tudo que viram e aprenderam, para serem exibidos na Mira Expo do Saber, a feira do conhecimento que a escola organiza em setembro.

Explorando a Natureza com o Passaporte Eu Exploro

No Jardim Botânico, o Passaporte Eu Exploro oferece às crianças o primeiro contato com a diversidade da natureza. Observar o crescimento das plantas, sentir suas texturas, ouvir os sons da natureza e experimentar aromas são experiências sensoriais que enriquecem a inteligência socioambiental das crianças.

Nesse ambiente, o estímulo sensorial é combinado com a prática do segundo idioma, proporcionando interações com turistas. Professoras guiam os alunos, fornecendo informações relevantes para cada faixa etária. No Jardim Sensorial, as crianças tocam plantas, descobrem texturas, cores e nomes de espécies. Trajetos como o Chafariz das Musas e o Recanto do Imperador são explorados com mapas e bússolas.

O passeio termina com um abraço coletivo na samaúma, a maior árvore do Jardim Botânico, seguido de um piquenique animado, onde as crianças recarregam energias após essa enriquecedora jornada.

Explorando o Campo com o Passaporte Eu Pesquiso

O Passaporte Eu Pesquiso oferece um dia inteiro de aprendizado prático no campo, expandindo o conhecimento adquirido em sala de aula. Na estação Fazendinha, os alunos da Pré-Escola I exploram as diferenças entre metrópoles e o campo, observam animais e modos de vida diversos, enriquecendo sua compreensão.

Nessa etapa, os alunos experimentam um ambiente diferente do escolar, realizando atividades em inglês e português, como andar de charrete, alimentar animais e plantar sementes. Essa experiência estimula múltiplas habilidades, aumentando vocabulário e autoconfiança.

O roteiro não só promove novas descobertas e vocabulário, mas também desenvolve a interação entre alunos e pessoas locais, fortalecendo a confiança e autonomia. O Passaporte Eu Pesquiso enriquece o aprendizado através de vivências reais e interativas no campo.

Explorando o Monumento do Cristo Redentor com o Passaporte Eu Conheço

O Passaporte Eu Conheço oferece aos alunos da Pré-escola uma oportunidade única: explorar o Monumento do Cristo Redentor. Ao subirem de trem pela Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, eles cantam "Cidade Maravilhosa", interagindo com turistas e reforçando habilidades espaciais e de segurança.

Os alunos pesquisam a história do monumento antes da visita e, no local, identificam pontos turísticos e aprendem sobre a importância da preservação do patrimônio público. Atividades em inglês recontam a história, enquanto a tradicional "canja" de músicas brasileiras e em inglês, cantada pelos alunos em roda, encanta os turistas e reforça a empatia, respeito e colaboração.

O Passaporte Eu Conheço ensina preservação através do conhecimento e proporciona uma experiência enriquecedora e memorável no Cristo Redentor, um marco cultural e histórico da cidade.

Explorando Sonhos com o Passaporte Eu Sonho

O Passaporte Eu Sonho é um momento aguardado pelas crianças, oferecendo a primeira experiência de dormir fora de casa. Unidades Barra e Laranjeiras vivenciam essa aventura noturna na escola, repleta de desafios, brincadeiras e práticas constantes de inglês. Além do divertimento, o aprendizado se expande nas áreas de convivência, autonomia, autogestão e responsabilidade.

Essa "viagem de mais de um dia" inclui carimbos de passaporte e simulação de vistoria da Polícia Federal. As atividades variam de piqueniques e canoagem a jogos e caça ao tesouro, enriquecendo as lembranças dos alunos. A equipe da escola, desde segurança até preparadores de alimentos, torna essa experiência inesquecível. O desfile de looks para dormir, comemoração de aniversariantes e um despertar energético completam essa jornada emocionante.

Cultivando Consciência Ambiental com o Passaporte Eu Planto

A etapa Passaporte Eu Planto tem como foco a inteligência socioambiental, conectando as crianças à preocupação global com o meio ambiente. Os alunos visitam a Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), a 80 km do Rio de Janeiro, para plantar mudas de árvores e experimentar o processo científico de reflorestamento.

Essa atividade promove o entendimento da biodiversidade, estimula a reflexão sobre a Natureza e nossa responsabilidade ambiental. Além disso, incentiva a independência e a iniciativa nas crianças. O número de árvores plantadas é anualmente calculado com base nas emissões de CO₂ da escola, como energia elétrica e papel.

Na REGUA, fundador da ONG Ghillean Prance, ex-diretor dos Jardins Botânicos Reais de Kew, Inglaterra, conduz os alunos. Eles colhem sementes, conhecem viveiros de mudas nativas e aprendem sobre o reflorestamento da Mata Atlântica. Essa experiência de oito anos está contribuindo para a recuperação do ecossistema local e para o desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos.

Explorando História e Natureza no Hotel Fazenda Serra Castelhana

O Passaporte Eu Revivo a História leva os alunos a uma experiência enriquecedora de três dias no Hotel Fazenda Serra Castelhana, em Saquarema. Além do contato com a natureza e sua diversidade, eles vivenciam aventuras, descobertas e muita diversão.

Durante a estadia, os alunos participam de jogos, piscina, bingo e até espetáculos bilíngues que eles mesmos produzem. Eles percorrem o Caminho de Charles Darwin, interagem com a fauna local, visitam o Museu Arqueológico de Araruama e exploram locais históricos como o Forte de São Mateus e o Parque Ecológico Dormitório das Garças, em Cabo Frio.

Essa viagem promove o aprendizado em ambos os idiomas, estimulando habilidades como organização pessoal, tolerância e solidariedade. O acompanhamento próximo das professoras e psicóloga da escola fortalece os laços de amizade e contribui para o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando uma experiência memorável.

Explorando a Autonomia no Acampamento Paiol Grande

O Passaporte Eu Acampo oferece quatro dias emocionantes de atividades ao ar livre no Acampamento Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí, São Paulo. Os alunos mergulham em uma aventura única, repleta de aprendizado e diversão.

Nesse ambiente de cooperação, os alunos colaboram em tarefas, compartilham responsabilidades, planejam atividades e estabelecem metas, tudo isso enquanto praticam o inglês em diversas situações. A programação pedagógica proporciona atividades estimulantes e divertidas, promovendo lições valiosas de acolhimento, amizade e respeito mútuo.

O acampamento inclui caminhadas pela Serra da Mantiqueira, desafios, jantares temáticos, pesca no lago, atividades de aventura como slackline e escalada, passeios a cavalo e jogos em inglês. A exploração noturna para observação da fauna é um ponto alto, culminando em uma celebração ao redor de uma fogueira com marshmallows. O Eu Acampo proporciona uma experiência enriquecedora para desenvolver a autonomia e as habilidades socioemocionais dos alunos.

Praticando o Inglês nos EUA com o Passaporte I Speak English in the USA

A emocionante conclusão do projeto Passaporte Para o Futuro é uma aventura inesquecível para os alunos: a chance de mergulhar na língua inglesa em situações cotidianas e fortalecer sua autonomia, autoconfiança, tomada de decisões e habilidades de argumentação. Acompanhados por professoras e pela coordenadora de inglês, os alunos enfrentam os desafios naturais de estar em um país estrangeiro, resolvendo questões do dia a dia por conta própria, como administrar dinheiro e cartões de crédito para pagar refeições.

A programação inclui visitas à Jackson Middle School para troca de experiências com alunos americanos, explorar supermercados como Winn Dixie e Best Buy, conhecer o Corpo de Bombeiros de Orlando, visitar o Kennedy Space Center e entrevistar astronautas, além de explorar a cultura local na Biblioteca Municipal. Os alunos ainda assistem a um jogo de basquete do Orlando Magics, com destaque nos intervalos do telão do ginásio.

A viagem também inclui a visita a parques temáticos como Animal Kingdom, Sea World, Epcot e Island of Adventures, bem como aos estúdios da Universal. As atividades são compartilhadas pelas redes sociais, permitindo que as famílias acompanhem e transmitam as experiências aos colegas de escola.

O Passaporte I Speak English in the USA não é apenas uma viagem, mas a culminação de um esforço contínuo, começando desde o Maternal, para proporcionar uma aprendizagem de vida e comunicação global para os alunos.